Exames e Procedimentos

 

Acuidade visual:

Exame básico para medir a quantidade e qualidade de visão de cada paciente. Exame muito pedido para concursos públicos , admissional e habilitação para dirigir.


Biometria ultrassônica: 

Mede o diâmetro do olho por meio do ultra-som. É muito usada para calcular a lente intra-ocular a ser implantada nos casos de cirurgia de catarata.


Campimetria computadorizada: 

Mede o campo de visão por meio de testes computadorizados. O campo visual se caracteriza por todo o alcance da visão quando fixamos o olhar (visão periférica). Exame muito importante no diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma e em problemas neurológicos. 

 
Ceratoscopia computadorizada (topografia corneana): 

Exame para analisar a curvatura da córnea. Através de um aparelho /alvo pode-se fazer uma análise de possíveis distorções na superfície corneana anterior e posterior. Exame importante para o diagnóstico de ceratocone e para avaliação da córnea antes e depois de cirurgias, como a cirurgia refrativa e de catarata.

 
Curva tensional diária: 

Exame para se medir a pressão intra-ocular em vários momentos do dia, em média duas medidas pela manhã e duas a três medidas à tarde (em um único dia) .


Exame da motilidade ocular: 

Exame para avaliar o  sistema oculomotor. Importante em casos de estrabismo e para testar pacientes com profissões específicas que se exijam reflexos aguçados.


Gonioscopia: 

Exame que analisa o ângulo da câmara anterior. O exame permite verificar as condições para a drenagem do líquido ( humor aquoso ) para fora do olho. Importante exame para o diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma.


Mapeamento de retina: 

Exame que avalia a retina e as estruturas como o nervo óptico, vasos sanguíneos, coróide e o corpo ciliar. Importante exame para diagnosticar e acompanhar diversas patologias oculares como o Glaucoma, Retinopatia diabética, DMRI e etc...


Microscopia especular da córnea: 

Analisa as células córnea(endoteliais) de forma quantitativa e qualitativa.   As células endoteliais são responsáveis por manter a córnea clara e sem excesso de líquido. Exame importante em patologias corneanas e como pré e pós operatório de cirurgia refrativa e de catarata.


Paquimetria ultra-sônica: 

É a  medida da espessura da córnea. Importante no diagnóstico e acompanhamento de doenças corneanas. Importante também para avaliar a córnea antes da cirurgia refrativa.A paquimetria tem papel primordial na confirmação do valor obtido na Tonometria. 


Retinografia simples: 

Foto-documentação da retina. Importante exame para , em conjunto com o mapeamento da retina,  diagnosticar e acompanhar diversas patologias oculares.


Teste de adaptação de lentes de contato: 

A adaptação de lente de contacto é uma ato médico e por isso os teste serve para analisar se o paciente pode usar, se tem alergia ou hipersensibilidade.

 
Tonometria: 

É a medida da pressão intra-ocular.

 

Capsulotomia por YAG-Laser

Indicado para pacientes que fizeram a cirurgia da catarata e implantaram lente intra-ocular e apresentam opacificação da cápsula com conseqüente baixa da visão. Realiza-se a limpeza da cápsula por meio de um laser chamado yag-laser.


Fototrabeculopastia a Laser: 

Indicado em alguns casos de glaucoma.Utilizando o laser, realiza-se uma abertura no canal de drenagem do líquido intra-ocular escoando do olho com maior facilidade e melhora o controle da pressão intra-ocular.

 

Iridectomia a Laser: 

Indicado para pessoas com glaucoma ou com tendências para a doença e em pacientes que irão realizar determinados tipos de cirurgia oculares. Utilizando o laser para fazer um corte microscópico na íris para que o líquido intra-ocular circule dentro do olho.